Loading...

Projeto Pastoral: Escola em pastoral – Parte II

Os alunos do 9o ano do Ensino Fundamental II se envolveram no Projeto Pastoral: Escola em pastoral nas aulas de Ciências Físicas ministradas pelo professor Anderson Sena, já divulgado neste blog. Como parte do projeto, os alunos foram incentivados a calcular o consumo de energia dos aparelhos elétricos presentes no dia-a-dia. Com base nesses cálculos, discutimos a relação da diminuição do tempo que alguns aparelhos elétricos permanecem ligados com a redução do consumo de energia. Utilizamos o cenário da sala de aula para exemplificar um possível desperdício de energia elétrica dos ventiladores e lâmpadas ligados quando não há alunos em sala. Mesmo que seja por um pequeno intervalo de tempo, como o recreio. Ressalto que algumas habilidades proposta pela matriz do ENEM foram trabalhadas no projeto, das quais destaco: “H4 – Avaliar propostas de intervenção no ambiente, considerando a qualidade de vida humana ou medidas de conservação, recuperação ou utilização sustentável da biodiversidade; H23 – Avaliar possibilidades de geração, uso ou transformação de energia em ambientes específicos, considerando implicações éticas, ambientais, sociais e/ou econômicas.” 

Em consonância com o titulo do projeto “Pensando nas pequenas coisas”, a ação prática foi convidar os alunos a revezarem diariamente para desligar os interruptores dos ventiladores e das lâmpadas da sua sala quando saírem para o recreio e ao término da aula. Finalmente, motivado pela Campanha da Fraternidade de 2017 – Tema: “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida, uma reflexão do impacto de pequenas atitudes práticas, como a desse projeto, na contribuição de uma boa relação do ser humano com a manutenção dos nossos biomas. 

Agradecimentos a toda a equipe do CFSF de um modo especial a Professora Patrícia Porto.

Anderson Sena

Professor de Física do CFSF

Pastoral 5289466149643320469

Postar um comentário

emo-but-icon

Página inicial item

VÍDEOS